Na quarta-feira, dia 17 de março, o Município de Doutor Ricardo foi escolhido para reunir professores, coordenadores municipais e diretores das escolas que fazem parte dos trabalhos do Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), pertencentes à Região de Atuação (RA) de Venâncio Aires, para a primeira Reunião Pedagógica (RP) do ano letivo de 2010. O encontro aconteceu na Escola Municipal Olavo Bilac que. Além de Doutor Ricardo, estiveram presentes Venâncio Aires, Arroio do Meio, Sério, Boqueirão do Leão e Mato Leitão.

No início das atividades a professora Rosana Zanon cantou as músicas Felicità e Sal da Terra e os alunos da Escola Mu nicipal OLavo Bilac declamaram poesias do Projeto  Descobrindo Caminhos da Poesia .

A Secretária da Educação e Cultura, Daniela Weber Reginatto desejou boas vindas. “Doutor Ricardo recebe a todos de coração aberto. Sejam bem vindos!”

O Prefeito Nilton da Silva Rolante agradeceu pela parceria da Afubra com o Projeto Verde é Vida, sendo mais um projeto desenvolvido no Município. “Temos que acreditar e fazer o melhor pelo nosso município. Não são raras as pessoas se surpreenderem com a quantidade de projetos que desenvolvemos. Temos uma equipe que trabalha e nossa forma de atingir os objetivos é acreditar, buscar, ter a coragem de enfrentar situações adversas e cada um fazendo o melhor que pode pelo Município. Doutor Ricardo cresce devido aos esforços em todas as áreas, seja na educação e cultura, saúde, infra-estrutura, agricultura, independente do projeto, todos são valorizados. São por meio de parcerias como essa da Afubra que se trabalham valores, com assuntos que fazem parte do dia a dia das pessoas”. E encerrou agradecendo a equipe da Afubra e desejando bom trabalho a todos.

Os trabalhos foram dirigidos pelo coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida, o biólogo José Leon Macedo Fernandes, que apresentou as propostas de trabalho para o ano. Além de informações sobre o Projeto Guarda-Chuva, Bolsa de Sementes, RP Especial de Junho, José Leon apresentou a nova Cartilha do Projeto Verde é Vida:  Convivência familiar. O trabalho da escola no combate ao trabalho infantil , que deverá ser trabalhada nas escolas a partir deste mês.

Por meio de um debate com os professores presentes, José Leon abordou uma temática que está presente no dia a dia das escolas, dos pais e da comunidade: o trabalho infantil. “A Cartilha quer contribuir e levar informações sobre o que é considerado trabalho infantil e o que é convivência familiar, tão importante na formação das crianças e dos adolescentes”, explica o coordenador pedagógico.

A Cartilha é dividida nos seguintes capítulos: a convivência familiar e o papel de cada um; aspectos históricos; conceitos importantes; a convivência familiar no combate ao trabalho infantil; o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e a convivência familiar; a escola e a educação para o trabalho; propriedade rural: um laboratório para a diversificação e para a sustentabilidade; e o papel da escola na convivência familiar e comunitária.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 18/03/2010