Nos dias 25 e 26 de março de 2010, a Secretária de Educação e Cultura Daniela Weber Reginatto e a Professora Vânia Maria Cima, juntamente com outros cinco municípios do Vale do Taquari e 30 Municípios do Consórcio Intermunicipal do Alto Uruguai, estiveram em Brasília participando de reuniões/encontros objetivando conhecer as novas políticas do MEC/FNDE através do  PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO .

Programa Mais Educação  trata de ações intersetoriais entre as políticas públicas educativas e sociais, proporcionando as Secretarias de Educação firmarem parcerias com os programas que podem ser oferecidos para implantação e/ou ampliação do turno integral das escolas. Com este programa, o MEC/FNDE acredita em melhorias em relação as desigualdades educacionais, diversificando, assim, as atividades do turno integral e valorizando as culturas existentes no país.

Com essa premissa, coloca em diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC, Ministério da Cultura, Ministério do Esporte, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ministério da Ciência e Tecnologia e também da Secretaria Nacional de Juventude e Assessoria Especial da Presidência da República. Essas parcerias podem ser fomentadas através dos Programas:

Acompanhamento Pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação, Cultura e Artes, Inclusão Digital, Prevenção Promoção da Saúde, Educomunicação, Educação Científica e Educação Econômica e Cidadania .

Esta política do MEC abre espaços e novas oportunidades educativas além de compartilhar a tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, integrando a educação às múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento da criança, adolescentes e jovens.

Para a Secretária Daniela e a Professora Vânia as informações obtidas são muito interessantes, pois Doutor Ricardo já oferece 03 dias de atividades no contra turno escolar, com o  Programa Segundo Tempo  do Ministério do Esporte, que também é parceiro do Programa Mais Educação e a intenção da Secretaria de Educação é de ampliar mais dois dias de turno inverso. Desta forma, atinge o objetivo de trabalhar, ainda neste ano, outras atividades que permitem aos educandos permanecerem na escola em tempo integral.

Além, de participar das reuniões/encontros o grupo de Secretários e assessores, visitaram a Secretaria Executiva do Mec, o Ministério do Esporte e a Secretaria Especial da Mulher, onde tiveram oportunidade de falar um pouco dos projetos de seus municípios e solicitar suas demandas para melhorar a educação.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 28/03/2010