Buscando aprimorar e qualificar as ações na área da educação, objetivando a formação continuada dos profissionais da área, que ora, atendem a demanda do ensino, professores municipais do Ensino Fundamental concluem com êxito curso  GESTAR II .

Frente aos novos programas oferecidos pelo Ministério da Educação – MEC, a Secretaria de Educação e Cultura, na intenção de melhorar as metas da educação municipal, diagnosticou as principais carências da área educacional e eleborou o PAR – Programa de Ações Articuladas -, oferecido pelo Ministério da Educação, oportunidade em que priorizou a proposta  Formação Continuada aos Profissionais da Educação . Assim, através da parceria entre MEC e a  UnB – Universidade Nacional de Brasília -, proporcionou-se o Programa GESTAR II.

A adesão do Município com o Ministério da Educação propocionou a participação no Curso GESTAR II dos professores da rede municipal do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa e Matemática.

Participam do GESTAR II, a Professora Marisete Thomazi, habilitada em Letras/Ingês, atuando, com educandos de 5ª a 8ª séries e o Professor Jones Roveda, atuando na área de Matemática, também com educandos de 5ª a 8ª séries da Escola Municipal Olavo Bilac. A coordenação é da Professora Vânia Maria Cima, que, também, acompanhou e coordenou o desenvolvimento do projeto com os professores formadores e cursistas: Professora Clélia Cecília Brunetto Bertotti na área de Língua Portuguesa e as Professoras Rosana Zanon e Andresa Bertotti na área de Matemática.

O programa desenvolvido contou com apoio da Administração Municipal, através do Prefeito Nilton da Silva Rolante, da Sercretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Secretária Daniela Weber Reginatto e da Direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, representada pela Professora Ivete Ana Paliosa Tassi.

As atividades do Programa Gestar II, no município,  tiveram início em maio de 2009. Os professores formadores e a coordenadora tiveram oportunidade de frequentar o curso ministrado por professores da UnB – Universidade Nacional de Brasília -, em Porto Alegre.

Neste período, os professores desenvolveram os seguintes projetos:

Língua Portuguesa – Descobrindo os Caminhos da Poesia e Hora da Leitura na Escola;

Matemática – Geometria e Consumo Consciente.

Os Projetos desenvolvidos atingiram 52 estudantes da Escola Municipal Olavo Bilac.

Nos dias 29 e 30 de março de 2010, na UniRITTER, em Porto Alegre, foi concluído o curso Gestar II, oportunidade em que os professores passaram por uma avaliação final pelo trabalho desenvolvido no município.

Os projetos desenvolvidos foram aprovados pelos Professores da Universidade Nacional de Brasília – UnB -, onde o Projeto “Descobrindo os Caminhos da Poesia”  teve destaque com o seguinte comentário da Professora Mestre Adelaide de Paula Santos: “ Parabéns! Excelente! Estou emocionada. Este é o melhor trabalho que já recebi do Brasil … ”

Entre os trabalhos desenvolvidos, o que mais chamou atenção foi a encenação dos estudantes Adejan Pereira da Luz, Maeli Castoldi, Tauani Ubertti e Luana Cardoso sobre  a poesia “Caso do Vestido” de Carlos Drummond de Andrade.

O mérito dos elogios ao desenvovimento do programa no município é dos professores que participam do mesmo e, aqui, em especial para Professora Formadora Marisete Thomazi e Professora Cursista Clélia Cecília Brunetto Bertotti, que trabalharam o projeto sobre poesias.

Esta nova prática educativa é uma proposta que, além de motivar os educadores envolvidos, também gera grande satisfação dos educandos pela forma diferenciada de expor os conteúdos nas aulas específicas.

A todos que se envolveram com o programa fica o carinho da Administração Municipal  Construindo com Você!  e a certeza da continuidade do PROGRAMA GESTAR II no Município.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 31/03/2010