No ano da comemoração dos 100 anos da chegada dos imigrantes italianos e dos 15 anos do município, Doutor Ricardo realizou mais um Filò. Iniciando as 19 horas do dia 15 de maio, na Igreja Matriz, com o momento religioso, onde rezaram, cantaram em agradecimento, resgate e valorização dos dias vividos e a vida que é construída a cada dia. Além da participação da comunidade, também vieram prestigiar e parcipar do filò os grupos Felicità, de Relvado, Ricordando Il Passato, de Putinga, Capel de Paia, de Lajeado e o Grupo Amici Del Filò, de Doutor Ricardo.

Na abertura, mais novidades. Alunos da Escola Municipal Olavo Bilac fizeram a saudação em português, em dialeto vêneto, em espanhol e em italiano gramatical. Cada aluno estava com as vestimentas características do idioma que fazia a saudação.

O Vice-prefeito, Alvimar Lisot, falando em dialeto e com palavras que levaram a viajar no  tempo lembrou que  “se el nostro munissìpio fa el filò per recordar Le nostre origine l’è motivo de reingrassiar i colonizadori, i migranti Che i ga laorà per far che  ncoi possamo esser qua. Tante  brague i ga sudà e tante i ga frua nel laoro per far la nostra comunità… Grassie a tuti quei Che se ga fato presente in questa será de festa, de alegria. Um strucon a tuti!”

O filò seguiu no salão paroquial, que foi cuidadosamente preparado e ornamentado para receber a todos. O vinho estava literalmente debaixo de um parreiral. Pipas, mastel, cariola, frutas, engenho de moer cana, a cozinha, o fogão a lenha, …. o ambiente foi de encher os olhos e a gastronimia esteve a altura e muito bem caracterizada. Brodo com queijo, pães, cucas, batata doce, pinhão, amendoim, rapadura, bolachas, enfim, pratos típicos recheados de muita cantoria caracterizaram o filò, tornando-o atrativo e fazendo com que as pessoas sentissem a alegria em recordar e reviver bons tempos.

O prefeito Nilton Rolante, que acabara de voltar de viagem da Alemanha, fez questão de prestigiar o filò.

Uma frase que resumiu o filò foi esta: “Fin pecà che toca andar casa”, disse uma nona. “Mi staria quà fin doman matina per veder cose bele cosi!

E foi assim, nesse ambiente típico e nostálgico que aconteceu o 5 o  Filò Italiano de Doutor Ricardo. Sucesso absoluto!

Data de publicação: 18/05/2010