O dia 26 de maio é Dia do Desafio, que vai da 0h às 20h30min.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo para a prática regular de atividades físicas e esportivas em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades, sendo realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição saudável tentando mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

As cidades são agrupadas em 7 categorias, seguindo o critério do número oficial de habitantes. Doutor Ricardo está na Categoria 1, para municípios até 9.999 habitantes e concorre com Braço do Trombudo, de Santa Catarina.

Em Doutor Ricardo são 2 equipes que coordenam as atividades, que irão acontecer nas nos locais públicos, empresas, escolas entre outras instituições.

As atividades iniciaram na Unidade de Saúde e foram coordenadas pela professora Ana Gonzati, que afirma que “o objetivo é mostrar para as pessoas a importância da atividade física. O ânimo muda, a auto-estima fica mais elevada. A atividade física libera endorfina, que é o hormônio do bem estar. Se fica mais disposto para a vida”. Após os alongamentos, animadas com ritmos de carnaval, tango, rancheira, dance concluíram a atividade.

Para a Odontóloga Flávia Franciosi, “um alongamento todos os dias faz muito bem”. A fonoaudióloga Deise Werner concorda e complementa “os exercícios estimulam a criatividade, a profe é 10”. “Para a saúde do trabalhador, aumenta a qualidade de vida, a disposição para iniciar o dia. Se deveria fazer atividades físicas todos os dias”, diz a enfermeira Cristiana Bergmann.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 26/05/2010