O município de Anta Gorda sediou, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o primeiro Fórum de Turismo da região Alta do Vale do Taquari. O evento, que reuniu prefeitos e secretários de Educação, Cultura e Turismo da região, foi promovido pelos prefeitos que formam o G9 (grupo dos nove municípios da região Alta do Vale do Taquari).
A abertura do encontro foi realizada pelo prefeito de Nova Bréscia e coordenador do G9, Diógenes Laste. O administrador ressaltou a importância do empenho de cada gestor nos trabalhos do grupo. “Hoje estamos fazendo uma reunião maior que o habitual graças às parcerias”, destacou.

O primeiro painel da manhã foi coordenado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e abordou a temática “a Rota da Erva-Mate”. A turismóloga Lizeli Bergamaschi apresentou o trabalho da entidade e dos municípios envolvidos com o Roteiro, os seus atrativos e os principais conceitos da Rota.

A turismóloga ainda explanou para o grupo as principais ações estratégicas da Rota. “Entre os planejamentos do Roteiro temos previsto, para agosto de 2010, a estruturação da rede de comercialização do produto para operadoras oficiais, o credenciamento de Agências do Vale do Taquari, a criação de um grupo gestores da Rota e, ainda, a ampliação dos serviços”, antecipou.

O segundo painel tratou da apresentação do roteiro “Caminho dos Moinhos”. A explanação foi feita pelo secretário de Turismo de Ilópolis, Ismael Rosset, e pelo presidente da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos), Claudir Fachinetto. Rosset e Fachinetto esclareceram que, atualmente, o Roteiro integra os municípios de Ilópolis, Anta Gorda, Arvorezinha e Putinga e conta com seis moinhos inseridos.

Após as explicações foi aberto espaço para questionamentos e discussões do grupo. Entre os debates foram abordadas questões como a formação de parcerias entre as duas rotas, desenvolvimento das rotas, investimentos, perfil dos turistas, otimização dos contatos entre os municípios, forma de padronizar o trabalho dos condutores locais para apresentação dos dois roteiros, valorização do trabalho realizado e, ainda, futuramente, a implantação de um microssede da Amturvales na região alta do Vale.
Ao final dos debates, o presidente da AAMoinhos enfatizou a importância das duas rotas trabalharem juntas. “Acredito que cada rota deva caminhar com suas próprias pernas, mas sem se fundirem em uma só. O trabalho que a Amturvales está fazendo é importante e devemos continuar”, afirmou.

Para o presidente da Amturvales, Ronaldo Zarpellon, o seminário alcançou o objetivo. “Esse primeiro seminário foi excelente. Ele abriu portas para buscarmos soluções e chegarmos onde queremos. E o grande desafio é viabilizarmos esses debates mais vezes durante o ano”, disse.

O prefeito de Anta Gorda, Vanderlei Moresco, apontou dois grandes focos para o turismo da região Alta: “Temos que chamar a iniciativa privada para andar junto e começarmos um trabalho de paisagismo regional no Vale. A partir desse Fórum temos tudo para crescer, pois fomos sinceros nas discussões”, assegurou.

A deputada federal Manuela DÁvila, que participou da fase final do fórum, parabenizou a região pela iniciativa. “Esse Fórum reflete a visão de um conjunto de pessoas. A região já tem belezas naturais e história para contar. O povo daqui já é hospitaleiro, talvez, o único desafio seja qualificá-los”, afirmou.
A reunião aconteceu no Auditório da Unidade do Posto de Saúde, em Anta Gorda.

O G9 é composto pelos municípios de Arvorezinha, Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado. Além deles estiveram, no encontro, representantes de Encantado, Guaporé e Muçum.
O secretário Estadual do Turismo, Esporte e Lazer, José Heitor Gularte, devido a outros compromissos com a governadora Yeda Crusius não participou do encontro.

Data de publicação: 01/07/2010