Aconteceu em Doutor Ricardo o 2° Seminário de Fruticultura da Região do Alto do Vale na quarta-feira, dia 14 de julho. Foram mais de 100 pessoas entre prefeitos, fruticultores, técnicos e secretários de Agricultura estiveram reunidos no município. A organização foi da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Emater/RS – Ascar, com apoio da Diamaju Agrícola, que contou com a participação dos municípios do Alto do Vale.

O prefeito Nilton Rolante destacou da importância da fruticultura. “O desenvolvimento da fruticultura está relacionado diretamente a economia, geração de empregos e divisas e à alimentação”. Saudou as todos e desejou que as atividades fossem proveitosas.

Esteve presente o Engenheiro Agrônomo e Assistente Técnico Regional da Emater de Estrela, que abrange 64 municípios da região, Derli Paulo Bonini.

Na parte da manhã as palestras mais técnicas abordaram temas voltados para a produção e comercialização de frutas. Os produtores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e obter maiores informações sobre a produção de frutos.

Durante a tarde os participantes do Seminário acompanharam uma tarde técnica em um pomar de citros onde puderam identificar pragas e doenças, suas causas e possíveis formas de controle. O pomar visitado é de propriedade de Leonório Bortolini e está localizada na Linha Guilhermina.

Segundo o secretário de Agricultura de Doutor Ricardo, Airto De Bortoli, os temas abordados vieram de encontro as principais dificuldades dos fruticultores da região. “Nós, da Administração de Doutor Ricardo agradecemos a Emater/Ascar-RS, a Diamaju Agrícola, aos prefeitos, secretários, produtores, imprensa, enfim, a todos os que colaboraram e participaram do seminário. Doutor Ricardo vai buscar incrementar sua fruticultura. E quando trabalhamos em parceria fica mais fácil”.

Fabiano Zenere, da Emater de Doutor Ricardo, acredita que o “seminário atingiu os objetivos, ficando dentro das expectativas e a participação de todos os municípios é muito positiva, principalmente na parte técnica”.

O município de Nova Bréscia será a sede do 3º Seminário de Fruticultura, que está previsto para julho do próximo ano.

Data de publicação: 16/07/2010