Nos dias 22 e 23 de outubro de 2010, a psicóloga Mariana Mazarrino e a enfermeira Cristiana Bergmann Sgari realizaram na Unisc -Universidade de Santa Cruz do Sul – um curso de Arteterapia que tem como objetivo propiciar aos grupos de saúde da Secretari...

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2010, a psicóloga Mariana Mazarrino e a enfermeira Cristiana Bergmann Sgari realizaram na Unisc -Universidade de Santa Cruz do Sul – um curso de Arteterapia que tem como objetivo propiciar aos grupos de saúde da Secretaria Municipal da Saúde criatividade e desenvolvimento humano.
A arteterapia é uma abordagem processual que se utiliza dos recursos expressivos e artísticos com foco no desenvolvimento humano ou terapêutico, sendo uma metodologia facilitadora na área social, saúde, educação e ambiental.

Oportuniza o contato com emoções, sentimentos, afetos represados e talentos esquecidos, contribuindo na elaboração de fatos vividos, de situações difíceis, tornando-as aprendizagens possíveis. Neste sentido, a  Arteterapia compreende que conectar razão e emoção estimula a ampliação da consciência de si, do outro e do mundo que nos cerca.

O  objetivo deste curso foi reconhecer os recursos expressivos e artísticos como facilitadores no processo grupal  e contatar com aspectos teóricos e práticos da arteterapia e sua aplicabilidade na área terapêutica, social, educacional e ambiental

Este curso proporcionou as participantes ferramentas para atuar nos grupos, principalmente na oficina terapêutica “A arte de reinventar a vida” que irá iniciar suas atividades em novembro.

Data de publicação: 30/10/2010

Compartilhe!