Doutor Ricardo em festa também foi um evento voltado a discussões de políticas de desenvolvimento, relacionadas em especial ao setor agropecuário. Pensando nisso, a Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a empresa Quinta do Vale e a Associação dos Secretários Municipais do vale do Taquari  realizam o Seminário do leite.

Na abertura dos trabalhos, o prefeito de Doutor Ricardo, Nilton Rolante, falou da importância de promover debates para fortalecer o desenvolvimento dos municípios e enfocou que Doutor Ricardo vem se destacando em todas as áreas, resultado de ações direcionadas ao setor agropecuário, bem como as outras atividades econômicas.

O vice-prefeito e empresário do setor, Alvimar Lisot, destacou a preocupação que tem com o setor leiteiro, que com frequência sobre variações de preço. Alvimar enfocou que é necessário promover ações para orientar e conscientizar os produtores da importância da qualidade do produto, em virtude das exigências de mercado.

Os debates iniciaram com o palestrante Jorge Roberto Meana Almeida, responsável no RS pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose do Ministério da Agricultura que abordou os assuntos Tuberculose e Brucelose na Saúde Humana, tema que esteve em evidência na imprensa recentemente, visto que o Vale do Taquari vem se destacando pela ação do programa da  erradicação da Tuberculose Bovina.

O segundo palestrante abordou as “Tendências do Mercado do Leite”. A palestra foi ministrada por Clóvis Marcelo Roesler – Presidente da Associação dos pequenos Laticínios do RS, que destacou as perspectivas de crescimento do setor para os próximos anos.

Para diversificar os assuntos relacionados a agricultura Derli Paulo Bonine – Assistente Técnico de  da Emater apresentou o Planejamento Estratégico da Fruticultura para o ano de 2011 e falou sobre políticas de desenvolvimento que visam fomentar emprego e renda aos proprietários rurais.

Participaram do Seminário, prefeitos e vices da região, secretários de Agricultura, técnicos da Emater, lideranças Sindicais, produtores rurais, entre outros.

Data de publicação: 07/12/2010