O clima de nostalgia, saudades e boas lembranças imperou no sábado quando cerca de 80 pessoas confraternizaram durante o 2° Encontro dos ex-funcionários da Souza Cruz. Os antigos colaboradores da unidade de Lajeado da empresa fumageira reuniram-se na cidade a fim de reviver a história do tempo que atuavam como orientadores agrícolas, gerentes, auxiliares administrativos e em outras funções e cargos atrelados à empresa.

Pela manhã, o grupo foi recepcionado pelo prefeito Nilton Rolante que, durante 19 anos, também atuou como orientador agrícola pela empresa. Ao meio-dia, a conversa pode ser estreitada por meio de um almoço de integração do Restaurante Biolchi.

À tarde, no auditório da prefeitura, os ex-colaboradores reviveram momentos antigos da jornada trabalhista. Em um telão, fotografias foram projetadas traduzindo a história e os momentos que marcaram a memória dos funcionários. As imagens retrataram a evolução dos técnicos que, no início, se deslocavam até as propriedades agrícolas para orientar os produtores de fumo no lombo do cavalo.

Mais tarde, utilizavam as lambretas; depois, os jipes e as famosas rurais; até chegarem ao clássico fusca. “Foi muito nostálgico e revitalizante estar com os antigos colegas de trabalho e relembrar fatos que marcaram a nossa vida profissional”, declarou Adolfo Alfredo Schäffer. Aos 86 anos, o ex-gerente da unidade da Souza Cruz de Lajeado era o mais experiente a integrar o evento. Acompanhado da esposa Wilma (80), Schäffer lembrou os 33 anos que fez parte da empresa. Formado em Contabilidade, conta que começou os trabalhos em Santa Cruz do Sul e, anos mais tarde, migrou para Lajeado. “Comecei no dia 1° de janeiro de 1944 como supervisor de produção em Santa Cruz e depois, em 1967, fui trabalhar como gerente da unidade em Lajeado. Foram anos maravilhosos de um convívio com pessoas inesquecíveis”, garante. Embora ter se aposentado há três décadas, Schäffer faz questão de participar de todos os eventos de integração sempre que promovidos. “É uma confraternização especial e espontânea, um entrosamento entre todas as categorias. Uma prova da amizade que se forma ao longo dos anos e do espírito de cooperação que permeia no ambiente de empresarial”, enfatiza. Wilma diz sempre acompanhar o marido nas confraternizações e destaca que é emocionante ver os antigos colegas reunidos depois de anos “Reencontramos uma porção de gente e isso é maravilhoso”, frisa. A terceira edição do encontro será em abril de 2012, em Arvorezinha. “Em 2010 foram 35 participantes, neste ano 80 e no próximo ano pretendemos reunir um número ainda maior”, disse Rolante.

Colaboração: Carina Marques

Data de publicação: 09/05/2011