A Administração de Doutor Ricardo, através da Secretaria da Assistência Social em parceria com a Secretaria da Saúde, iniciou um novo projeto:  A Essência de Ser Mulher .

A Administração de Doutor Ricardo, através da Secretaria da Assistência Social em parceria com a Secretaria da Saúde, iniciou um novo projeto:  A Essência de Ser Mulher . O encontro aconteceu no dia 1 de julho no salão comunitário da Barra do Zeferino, envolvendo as mulheres da comunidade e as mulheres residentes na comunidade Santo Antônio.

Várias atividades descontraíram a tarde fria do inverno com palestras, brincadeiras, artesanato, confraternização e, no encerramento, as mulheres tiveram a oportunidade de fazer um relaxamento através da prática de yoga. As atividades foram coordenadas pelos profissionais habilitados em cada área. A psicóloga Mariana Mazzarino, as assistentes sociais Graziela Gheno Lorenzi e Daiane Pereira, a educadora física Ana Gonzatti, a enfermeira Cristiana Bergman Sgari, a Secretária da Assistência Social Catea Borsatto Rolante falou sobre a importância do projeto nas comunidades. “Este projeto nos possibilita abranger a todo público feminino do município, sendo desde crianças até a mulher idosa”. Pelos dados do censo do IBGE 2010, Doutor Ricardo conta com 995 mulheres.

A assistente social Graziela destaca que “a proposta do projeto itinerante é levar informação, valorizar a troca de experiências entre as gerações através de atividades de profissionais e das mulheres envolvidas, abrangendo o maior número possível de participantes. Por isso é importante esse engajamento e comprometimento que a administração está propondo para as mulheres nas suas comunidades”. Ela complementa acreditando que indo nas comunidades, além de fortalecer e aproximar, cria-se espaço para esclarecimentos, possíveis encaminhamentos e orientações que podem ser feitas no locar ou junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e secretaria da saúde. “Queremos que o trabalho feito pelos profissionais seja técnico e humano, que aproxime ainda mais as mulheres com o que é proposto pelo projeto”.

Com o projeto se quer conhecer melhor a demanda de cada comunidade, o que pode possibilitar possíveis alterações para as próximas edições. A secretária Catea salienta ainda que “a idéia é estar em constante avaliação, seja de cada edição com as atividades desenvolvidas em cada comunidade para atender melhor as diferentes demandas. Este ano cada comunidade receberá uma edição e o encerramento será no final do ano com um encontrão que quer simbolizar a atitude, força e determinação da mulher ricardense. No ano que vem o projeto vai continuar”.

O evento contou, também, com a presença da Agente Comunitária de Saúde Silvana De Bortoli, que realizou a divulgação do projeto nas comunidades de sua área de abrangência e um público de mais de trinta mulheres, representando várias gerações. As demais agentes de saúde também estão fazendo a divulgação do projeto nas comunidades e os encontros estão agendados para o decorrer do ano.

O próximo encontro será dia 20 de julho na comunidade da Linha Bonita Baixa e irão participar também as comunidades João de Melo Alto e Baixo. A agente de saúde Silvana De Bortoli já está convidando as mulheres.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 05/07/2011

Compartilhe!