A Secretaria da Saúde, em parceria com o Conselho Municipal da Saúde, realizou a IV Conferência Municipal de Saúde  na tarde e noite do dia 14 de julho. O tema foi “ Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do Povo Brasileiro” , com início às 13h 30min.

Para o prefeito Nilton Rolante “Doutor Ricardo tem uma das melhores saúdes do Vale do Taquari e com uma equipe bem preparada e uma Unidade Básica de Saúde equipada para atender nossa população. Há mais de 6 anos contamos com o mesmo médico, Dr. Roberto, e com ele na equipe da Saúde da Família, proporcionamos um trabalho que se deve enaltecer. Dispomos de uma frota com transporte seguro e com qualidade”. O prefeito também mencionou da importância da presidente do Conselho Municipal de Saúde no município, Jussara Rodiguero. “Ela é um elo entre a comunidade e a administração e tem participado ativamente nas questões que envolvem a saúde”.

O secretário da Saúde Adagir Pellegrini afirmou que “este é o momento, é um marco na saúde pública. Todos nós temos direitos mas também deveres e nesta conferência podemos opinar, criticar, apoiar na busca da resolutibidade das demandas, o que pode influenciar, ainda mais, em prevenção, atendimento de qualidade e na qualidade de vida. É uma jornada de debates, avaliação e deliberação de propostas sobre o SUS, a maior e mais importante política pública conquistada na nossa história, mesmo com as dificuldades enfrentadas”.

Na parte da tarde foram discutidas propostas, proposições e prioridades, além de debates sobre saúde pública.

Na palestra com Álvaro Gustavo Wagner Junqueira, Diretor do Setor de Regulação e Planejamento da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde,  SUS – Patrimônio do povo Brasileiro , o auditório esteve lotado.

Na conferência foram definidas as Diretrizes e Proposições da Política Pública de Saúde do Município de Doutor Ricardo, elencadas a seguir:

I – Garantir o acesso à saúde pública aos usuários do sistema único de saúde, mediante políticas públicas e ações preventivas, juntamente com o Programa de saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, bem como os demais órgãos da municipalidade, visando a intersetorialidade e o binômio saúde/educação.

II – Buscar em conjunto com as demais esferas de Governo, recursos para financiamento de programas de Saúde preventiva, gerando com isso melhoria da qualidade de vida da população.

III – Garantir que os recursos oriundos do financiamento do Sistema único de Saúde, sejam direcionados exclusivamente para ações e serviços em saúde, sobretudo que utilizados para outras finalidades que não sejam de saúde pública.

IV – Garantir a regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000, para que o financiamento em saúde seja de fato investido na sua totalidade e que todas as esferas de governo, principalmente, Estado e União, apliquem os percentuais constitucionais; bem como aos Municípios, aplicar com mais qualidade os recursos público da saúde.

V – Garantir o fortalecimento do controle social exercido pelos Conselhos Municipais de Saúde, fórum maior de discussão em questões de saúde pública, para continuar sendo o órgão fiscalizador, deliberativo e parceiro na constituição de políticas públicas de saúde e nas ações da municipalidade, visando o bem estar social contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

VI – Buscar junto as esferas de Governo Estadual e ou Federal pleito para construção e instalação de Hospital Público Regional no Vale do Taquari a fim garantir o acesso e regulação quanto às referências de média e alta complexidade em saúde pública.

Também foram escolhidos os delegados da IV Conferência Municipal da Saúde, que irão participar da conferência Estadual. O delegado titular é Adagir Antonio Pellegrini e a suplente é Jussara Rodiguero.

Também participaram da conferência o Delegado Adjundo da 16 Coordenadoria Regional de Saúde, Volnei Jost, secretários municipais, vereadores, direção e professores, alunos, comunidade e outros convidados e interessados na conferência.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 18/07/2011