O dia 18 de maio de 2012 deixou o município de Doutor Ricardo orgulhoso por organizar mais um filó. O filó já é atração em Douto Ricardo. Desde o momento de espiritualidade, o terço com as ladainhas em latim, com a igreja tomada, a recordação começou a tomar conta, valorizando cada momento.

Com as luzes apagadas, as chamas dos liquinhos em meio da encenação com os alunos da Escola Olavo Bilac, que contou a história dos imigrantes, deixou o ambiente ainda mais especial e fez viajar no tempo. O terço era o suporte da fé, os mantinha unidos e dava coragem para amenizar a saudade e as dificuldades.

Já no salão paroquial, mais de 1000 pessoas foram recepcionadas e degustaram as delícias preparadas para o filó. Mesa farta com comidas e bebidas típicas estavam distribuídas a espera da comunidade e dos visitantes que, a cada ano, aumenta. O tradicional  “brodo”  é um dos pratos que torna o filó ainda mais atrativo, além de ser delicioso.

Na simplicidade o encontro, não faltou a cantoria italiana que torna o evento ainda mais típico e caracterizando a alegria e a descontração após a jornada de trabalho.

O filó faz recordar, refletir, interagir e saborear a gastronomia típica italiana. Um momento de festa para todas as idades.

Os trabalhos de organização foram coordenados pela secretaria Cristiane Dadalt, da Cultura. Foi um desafio e uma responsabilidade organizar e coordenar as equipes de ornamentação, cozinha, a busca dos produtos, comidas, bebidas. Enfim, se Doutor Ricardo demonstrou mais uma vez que o filò daqui é diferenciado é porque temos uma equipe que está unida e isso foi determinante para que acontecese e o resultado fosse esse. Recebemos e atendemos bem aos ricardenses e aos visitantes que, a cada ano, aumenta. Nosso filó, além de toda a sua história, se torna diferente também por esse envolvimento e o carinho com que sempre é tratado. Fica o agradecimento da administração de Doutor Ricardo aos que prestigiaram e aos trabalharam para o grande êxito do  7 Filò de Doutor Ricardo. ”

Data de publicação: 20/05/2012