Nos dias 13 e 14 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, e Primeira Dama, Sra. Catea Rolante, juntamente com a Assistente Social, Graziela Gheno Lorenzi, participaram do 12º Seminário Estadual de Assistência Social, em Porto Alegre, evento este que acontece a cada dois anos no Estado.

O tema do Seminário foi  O SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS , no qual enfatizou sobre os rumos do Sistema Único de Assistência Social numa perspectiva nacional e estadual, esclarecimentos/desdobramentos para os municípios sobre Censo SUAS, monitoramento e avaliação, relatórios do CRAS, Bolsa Família, e oficinas sobre cofinanciamento, inclusão produtiva e o papel do CRAS e CREAS.

Catea e Graziela participaram da oficina sobre inclusão produtiva, pois já existe no município projetos, pensando em não apenas ofertar cursos de artesanato no CRAS, mas sim oferecer cursos de qualificação profissional, para garantir empregabilidade às pessoas que se encontram na informalidade, destaca Graziela. A Assistente social destaca ainda que para isso, as famílias com renda de até três salários mínimos deverão estar cadastradas no cadastro único, para terem acesso aos cursos, conforme a necessidade que o município tem a médio e longo prazo.

A Secretaria Catea pontua que a previsão para o segundo semestre deste ano, o município aderir aos cursos do Pronatec, a fim de intermediarmos ações junto ao Sine, Senai, Senac e outros organismos importantes.

No dia 14 de junho, após o término do Seminário, as mesmas participaram do Fórum Estadual de Assistência Social, que acontece a cada noventa dias em Porto Alegre, com a presença do Secretário Lara, Governador Tarso Genro. Na oportunidade, Catea assinou o convênio do FEAS 2012.

Data de publicação: 18/06/2012