PSE visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes rede pública de ensino da educação básica

MUNICÍPIO RENOVA A ADESÃO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes rede pública de ensino da educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação. Trata-se de um processo intersetorial que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a frequência de faltas por problemas de saúde.

A participação do município de Doutor Ricardo no PSE ocorreu mediante adesão ao ciclo bienal e no desenvolvimento de 12 ações essenciais. Além disso, o município também aderiu ao Crescer Saudável, programa destinado e promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade em crianças de até 10 anos.

Para o ciclo 2021-2022, o número de ações foi ampliado para 13, devido a atual situação de vivência da pandemia da Covid-19. As ações poderão ser desenvolvidas de forma virtual/remota, e presenciais no momento que for possível, sendo que a prevenção à Covid-19 é a única ação que possui obrigatoriedade de ser realizada em todas as escolas, mas as demais também precisam ser trabalhadas. São elas:

I. Saúde Ambiental;
II. Promoção da atividade física;
III. Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
IV. Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
V. Prevenção das violências e dos acidentes;
VI. Prevenção de doenças negligenciadas;
VII. Verificação da situação vacinal;
VIII. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;
IX. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;
X. Saúde bucal;
XI. Saúde auditiva;
XII. Saúde ocular; e
XIII. Prevenção à Covid-19.

 

Data de publicação: 20/04/2021

Compartilhe!