Equipe da Educação debate sobre diversos assuntos em vários momentos

REUNIÕES DA EQUIPE DA EDUCAÇÃO

Dia 20 de abril aconteceu mais uma reunião da equipe da educação, momento em que foram debatidos diversos assuntos direcionados ao período em que estamos vivendo. Neste ano, foram realizadas inúmeras reuniões com a equipe e com os diversos conselhos para buscar formas de aperfeiçoar a educação do nosso município.

A equipe da Secretaria da Educação, juntamente com os responsáveis pelas escolas e com os professores, elaborou um Plano de Ação Pedagógica para o primeiro trimestre do ano de 2021, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e no qual consta o modelo de Ensino Híbrido presencial e as atividades domiciliares.

Na reunião desta terça-feira foi debatida a questão da importância do retorno das atividades domiciliares e a realização das mesmas pelos alunos, sendo essa uma das grandes preocupações de toda equipe e dos professores.

Diante disso, pensando em formas de manter o vínculo entre a escola e alunos, e também como um acréscimo às atividades domiciliares já entregues, aumentou-se a divulgação de vídeos produzidos pelos professores através dos grupos de WhatsApp das turmas das escolas municipais.

Além disso, a Secretaria da Educação está trabalhando para a realização de uma avaliação diagnóstica presencial que deve acontecer no mês de maio, com todos os alunos do Ensino Fundamental. Sabemos que é um momento bem delicado, mas é uma maneira de buscarmos formas para podermos intervir tomando decisões e produzindo práticas educativas melhores. Também buscaremos instituir o Programa Brasil na Escola, com a finalidade de induzir e fomentar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar, com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental.

No início desse mês foi realizada uma pesquisa com os professores sobre diversos temas, como: sugestões de formações, opinião sobre a estrutura das escolas e como estão se sentindo neste período, entre outros. O objetivo dessa pesquisa é buscar informações para melhor poder atender as necessidades, sob ponto de vista dos profissionais da educação.

A educação é compromisso de todos e neste momento gostaríamos que a situação fosse diferente, mas precisamos trabalhar com as ferramentas que temos e de acordo com a nossa realidade. Estamos torcendo para que os profissionais possam receber a vacina, que as aulas presenciais sejam liberadas e que o retorno ocorra o mais breve possível.

Data de publicação: 20/04/2021