Manobras radicais e muita velocidade na descida da gruta.

“TERRA DO FILÓ”  RECEBEU CAMPEÕES MUNDIAIS DO SKATE

O domingo, 07/11/2021, na “Terra do Filó” iniciou como um dia normal, estava nublado e o asfalto que leva em direção a Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi sendo passagem de estrelas do skate com vários campeões mundiais que chegavam para o treino de skate na modalidade downhill speed, o primeiro realizado em Doutor Ricardo. Desde os primeiros raios de sol até boa parte da manhã foram chegando e logo os skates começaram brindar os presentes com manobras radicais e muita velocidade.

E assim foi durante o dia, os skstistas subiam com transporte e desciam em alta velocidade de skate. O público prestigiou um esporte diferente que causou curiosidades, pois não é habitual na região alta do Vale do Taquari. Foi somente um treino, o primeiro que aconteceu após o início da pandemia da Covid-19.

O prefeito Alvaro Giacobbo acompanhou durante o dia toda a movimentação, ficando empolgado com a realização do treino e com a possibilidade de virem mais atrações de skate para o município. “Foi um dia diferente, com esportes radicais, uma modalidade nova de esportes que não estamos acostumados em nossa região. Quero agradecer a todos os que vieram ver os atletas e prestigiar o evento. Fomos surpreendidos sim com o nível dos atletas, tivemos campeões mundiais aqui. Assistir a descida de skate na nossa decida da gruta foi sensacional, emocionante, tanto pela velocidade quanto pelo talento dos atletas. Elogiaram muito a pista, nosso lugar, dizendo que é um lugar único e que irão voltar. A Administração Municipal sempre incentivou o esporte e o skate é mais uma modalidade que vai movimentar e atrair a nossa gente de Doutor Ricardo e, também, aos que vem visitar a nossa Terra do Filó. Muito obrigado a todos e estamos de portas abertas.”

Os atletas demonstraram que estavam com saudades de descer “morro abaixo” em alta velocidade. O local da realização, a pista e o complexo a gruta, oferecem as condições necessárias para realizar campeonatos brasileiros e mundiais de skate. Vários comentários elogiosos a organização e, principalmente, a certeza de que Doutor Ricardo pode sediar competições oficiais com a presença de grandes campeões.

O treino recebeu atletas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e a maioria do Rio Grande do Sul. Entre os atletas que estavam presentes, destacamos a presença de alguns deles pela notoriedade no skate:

Guto Negão – 4  títulos de Campeão Mundial

Wilian Rubim Pernalonga – 3 vezes Campeão Brasileiro e Campeão Mundial Jr

Yan Bertinatti – atual Campeão Brasileiro, Campeão Mundial Jr

Tiago Mohr – Vice-campeão Mundial, Vice-campeão Sul Americano Jr

Bernardo Brambila (Tilenol) - 3 campeonatos em Teutônia, Campeão Brasileiro, 3º lugar no Mundial

Walter Baresi - atual campeão em Teutônia na modalidade deitado (luge)

Alexandre Cerri -  Campeão Mundial, 5 campeonatos em Teutônia (luge)

Luciano Mendes – atual Campeão Brasileiro Master

Miquima – mais 20 títulos regionais

Jeremias – Campeão Sul Americano Jr

Para Carlos Adolfo Arend, o Dida, da equipe organizadora do treino em Doutor Ricardo, relatou que “como organizador, foi um ótimo evento, tivemos a presença de mais de 60 atletas, que só elogiaram e agradeceram, foi 100%, foi espetacular, inesquecível. Queremos voltar ano que vem. Por ter sido o primeiro foi sucesso. O lugar, é uma das pistas mais propícias do RS, e contando com o parque da gruta, é a melhor do RS, pra nós ela vale ouro. Todos ficaram felizes e já esperam um novo evento na cidade. Alguns que não foram, que não foram, já se arrependeram. Quanto à possibilidade de realizar um campeonato brasileiro e mundial, tínhamos membros do conselho fiscal da CBSK em Doutor Ricardo e a diretoria já está tomando ciência, e temos a possibilidade de homologar um Brasileiro no ano que vem, que já vai ser uma grande vitória, e depois existe sim a possibilidade de trazer o campeonato mundial. Essa parceria da nossa parte será vitalícia, pra nós a pista é muito interessante e o acolhimento da comunidade, de toda a estrutura, atendimento com alimentação, e o envolvimento da Administração Municipal por valorizar o esporte e atender a todas as necessidades. Obrigado pela oportunidade, nos receber tão bem e nos brindar com este espaço para praticar este esporte aqui com a comunidade. Ficou perto da perfeição pra nós... a palavra é obrigado!”

Durante o evento aconteceu a Feira do Artesanato e Agricultura Familiar, coordenada pela Administração Municipal e a Emater.

Data de publicação: 08/11/2021