Lideranças regionais estiveram em Doutor Ricardo para encontro com MDR

DESENVOLVIMENTO REGINAL É PAUTA DE ENCONTRO COM MDR

Na manhã de quarta-feira, 09/03, no auditório do Cras, aconteceu evento de apresentação do Programa de Estruturação de Polos Produtivos Locais, realizada em parceria entre MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional, e Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo.

De Doutor Ricardo participaram o prefeito Alvaro Giacobbo, vice-prefeito Leandro Vian, Rodrigo Baldissera, presidente da Câmara de Vereadores; secretários municipais, empresários e empreendedores. Do MDR estavam Francisco Soares de Lima Júnior - Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano e Valquíria Duarte Vieira Rodrigues - Coordenadora-Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores do MDR.

Também estavam presentes o prefeito de Anta Gorda, Francisco Frighetto, presidente do G-18; Gilberto Picinini,  Cooperativa Dália; Valdir Fabris, prefeito de Guaporé e representando o segmento de jóias, semi-jóias e lingeries; Sediane Dall'Agnol Roman, Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari; Cesar Burile, Cristiano Laste e Renata Bigliardi da Emater; Leandro Arenhart, presidente da Amturvales; Juliano Favero, da Erva-mate; Jonas Calvi, prefeito de Encantado, Custódio Ribeiro Garcia, prefeito de São Pedro da União/MG; Fidelvino Menegazzo, prefeito de Constantina; José Carlos Garcia de Azeredo, prefeito de Arroio dos Ratos, além de secretários municipais de vários municípios da região.

Pela tarde, aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, prefeitos e autoridades que participaram pela manhã, o prefeito de Coqueiro Baixo Jocimar Valer e representantes da UFSM, o professor Rafael Lazzari, Pró-Reitor de Planejamento da e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e o professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, Diretor do Campus UFSM de Palmeira das Missões, juntamente com os representantes do MDR.

O prefeito Alvaro Giacobbo destacou que “é uma honra para o município de Doutor Ricardo realizar um evento com esta grandeza, o único na região do Vale do Taquari. Com a presença dos representantes do MDR, prefeitos do RS e até de MG estiveram aqui. Foram dois dias muito intensos e ricos em receber informações, mas, sobretudo, de oferecermos e apresentar nosso potencial, as riquezas que temos. O meu muito obrigado a todos os que participaram.”

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O foco principal é promover o desenvolvimento das cidades e regiões impactando na redução das desigualdades regionais, onde, através da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, a finalidade é reduzir as desigualdades econômicas e sociais, intra e interregionais, mediante a criação de oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população. A ação prioritária da PNDR está voltada ao desenvolvimento de cadeias produtivas estratégicas e da estruturação de redes de polos (APLs) setorial e territorialmente interligados, de modo a contribuir para o desenvolvimento regional brasileiro.

Data de publicação: 10/03/2022