É necessário criar os hábitos necessários para combater o mosquito

 MOSQUITO DA DENGUE CONFIRMADO EM DOUTOR RICARDO

A Secretaria da Saúde realiza rotineiramente a coleta de amostras de água em recipientes em diferentes locais do município para examinar possíveis focos do mosquito aedes aegypti. Em amostras coletas recentemente e analisadas pela 16ª CRS, foram detectadas larvas do mosquito, ou seja, o mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika e Chikungunya este presente na região e já comprovado em Doutor Ricardo.

A secretária da Saúde, Deoneia Maria Brandão Daltoé destaca que a UBS realiza coletas de amostras de água permanentemente e reforça a solicitação para “que cada ricardense coloque em seus hábitos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, todos devem estar atentos e não esperar que a transmissão aconteça. Claro que a equipe da UBS está preparada para atender caso seja necessário, mas alerto para o principal, que são os cuidados básicos que se deve ter em casa.”

O aedes aegypti é menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água, como a da chuva, por exemplo, e pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus, buracos em árvores, entre outros.

Como a dengue está mais presente na região, estes são alguns dos principais sintomas: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, às vezes com coceira. Pode haver ainda perda de peso e vômito e, na forma grave, dor abdominal e sangramento de mucosas.

A prevenção é o caminho contra esta doença, combatendo os focos do mosquito. Por isso é necessário a colaboração de todas as famílias nesse combate ao mosquito. Os cuidados devem ser permanentes, com alguns cuidados simples e básicos, como:

  • Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos das plantas
  • Não deixar água da chuva acumulada
  • Manter tampados tonéis ou reservatórios de água
  • Remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas

Solicita-se a colaboração de todos.

Data de publicação: 06/04/2022

Compartilhe!