Encontro aconteceu dia 28 de setembro

Produtores debatem sobre erva-mate, manejo da cigarrinha e grãos

Em encontro realizado no dia 28 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal, organizado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater, produtores ricardenses receberam informações sobre  ‘Boas Práticas na Produção de Erva Mate’ e ‘Controle e manejo de cigarrinha e manejo de grãos’

“Buscamos realizar um evento em que pudéssemos proporcionar aos nossos produtores informações técnicas para melhorar o conhecimento nas atividades da produção de erva mate e no manejo de grãos. Importantes culturas desenvolvidas pelos nossos Agricultores. Agradecemos a todos os produtores que dedicaram a seu tempo em participar do evento, ao Sicredi pelo apoio e também a Emater que nos auxilia com suporte técnico.” Ismael Potrich, secretário da Agricultura e Meio Ambiente

“A capacitação buscou levar informações sobre boas práticas no cultivo da erva-mate desde a aquisição das mudas, preparo do terreno, manejo e colheita.  Para ter sucesso na atividade é preciso começar certo desde o início da plantação até a colheita. A erva-mate é uma cultura muito importante economicamente e socialmente na região e por isso nos esforçamos para informar e assistir bem os produtores. Parabéns ao município de Doutor Ricardo que vincula o incentivo aos produtores mediante a capacitação.” Eng° Agrº Cezar Burille, ERNS-II – Agropecuário, Assistente Técnico de Supervisão e Planejamento, Assistente Técnico de Erva-mate, Assistente Técnico de Apicultura e Meliponicultura da Emater.

Cigarrinha do Milho e o Complexo de Enfezamento
“Os enfezamentos do milho têm se destacado entre as doenças mais preocupantes para a cultura nas últimas safras, com perdas severas em diversas regiões do país. As perdas devido aos enfezamentos podem chegar a 100%, em função da época de infecção e da suscetibilidade da cultivar plantada. (EMBRAPA Milho e Sorgo).

As plantas com enfezamento apresentam redução de crescimento e desenvolvimento, entrenós curtos, proliferação e malformação de espigas, espigas improdutivas e enfraquecimento dos colmos com favorecimento às infecções fúngicas que resultam em tombamento. De maneira geral, quando a infecção ocorre cedo, a planta fica pequena e não cresce, daí o nome de “enfezamento”, como se a planta ficasse enfezada. (EMBRAPA Milho e Sorgo)

A cigarrinha do milho, Dalbulus maidis, tem se tornado uma das pragas mais importantes da cultura, principalmente por ser o vetor dos três microrganismos que causam o enfezamento, o enfezamento pálido, o enfezamento vermelho e à risca do milho ou raiado fino.

A transmissão dessas doenças se dá a partir do momento que a cigarrinha se alimenta de uma planta sadia após ter se alimentado em uma planta contaminada. Sendo vetor dos microrganismos causadores do enfezamento.

Abordar este tema junto aos agricultores é estratégico, no sentido de orientá-los para que adotem uma série de estratégias de manejo com vistas a redução da população de cigarrinhas. E quando da presença desta, tomar medidas para mitigar os problemas decorrentes.

Os produtores precisam conhecer a biologia do inseto, seu ciclo de vida e características, bem como a relação do mesmo com os patógenos e hospedeiro. Da mesma forma todas as medidas profiláticas que já se iniciam antes mesmo da semeadura do milho nas lavouras.” Alano Thiago Tonin, ERNS II – Agropecuário, ATR- Organização Econômica

Data de publicação: 29/09/2023