Alunos distribuíram sementes de girassol aos motoristas

Alunos conscientizando sobre o meio ambiente

O mês de junho é considerado, também, o mês do Meio Ambiente, e nos dias 13 e 14 os alunos dos anos finais da EMEF OLAVO BILAC promoveram um pedágio em frente à escola, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os cuidados que devemos ter na preservação do meio ambiente.

Os alunos entregaram para os ocupantes dos carros, pacotes com sementes de girassol, que também continham dicas de conscientização e curiosidades sobre a natureza e a sua preservação, como:

1. Pratique os três R’s: REPENSE a necessidade de consumo; RECUSE o consumo desnecessário; REUTILIZE os materiais antes do descarte;
  2. Pratique a coleta seletiva dos resíduos sólidos que você produz. O meio ambiente agradece!;
  3. Utilize fontes de energia limpas e renováveis;
  4. Valorize as áreas verdes;
  5. Refloreste e conserve áreas verdes;
  6. Racionalize e controle a exploração de recursos naturais;
  7. Racionalize o uso da água.

“Parabenizamos os alunos e professores envolvidos, e agradecemos à Brigada Militar de Doutor Ricardo que se fez presente, garantindo a segurança dos alunos”, comentou a coordenadora pedagógica da escola, Renata Slaifer.

Outras curiosidades lembradas e trabalhadas na escola:

• 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos todos os anos;
  • Neste ano, quase 10 toneladas de resíduos foram recolhidas nas margens do Rio Taquari, em Lajeado;
  • A extinção das abelhas provocaria a extinção dos humanos em 4 anos.
  • 73% de todas as espécies vegetais do planeta dependem da polinização por abelhas;
  • Todos os anos, em média, 8 milhões de toneladas de resíduos de plásticos escoam para os oceanos em todo o mundo;
  • A ingestão de plásticos provoca a perfuração do tubo digestivo dos animais, podendo levar à morte;
  • No mundo, existem 5 ilhas de plástico flutuantes que afetam todo o ecossistema marinho.

Data de publicação: 24/06/2022